Comitê Setorial do Programa de Compliance da Agehab aprova Gestão de Riscos

 

Mais uma etapa importante da implantação do PCP é cumprida. Agehab parte agora para fase final, considerada a mais importante, pois trata da formulação das respostas aos riscos

A implementação do Programa de Compliance Público (PCP) na Agência Goiana de Habitação (Agehab) avança mais uma etapa. O Comitê Setorial da Agência aprovou a Gestão de Riscos, que traz importantes mudanças na forma de gerir as ações que compõem a missão da Agehab, com um pensar preventivo sobre as atribuições cotidianas. O presidente da Agehab, Lucas Fernandes, afirma que a Agência está comprometida com uma gestão transparente e democrática, conforme orientações do governador Ronaldo Caiado, que, ainda no início de sua gestão, instituiu o PCP por meio do Decreto Estadual 9.406/2019. 

A diretora de Governança e Transparência da Agehab, Kelly Morgana Afiune, destaca o empenho de todo o Comitê Setorial e de colaboradores para o sucesso da implementação do PCP. “Abraçamos esse desafio de implementar o Compliance na Agehab com muito entusiasmo. Entendemos a importância do programa para dirimir riscos e promover a cultura da ética e da transparência na gestão”, afirma. 

Kelly informa que, após a aprovação dos riscos, a Agência parte para a etapa final, considerada a mais importante, pois trata da formulação das respostas aos riscos. Segundo ela, são essas ações que vão propiciar a diminuição da probabilidade dos riscos se materializarem ou diminuição do seu impacto negativo, eles caso ocorram.  A expectativa da diretora é de finalização dos serviços de implementação até o final deste mês de maio.

De acordo com ela, o Compliance já passou pelas seguintes etapas: preparação das portarias que instituíram a política da gestão de riscos e o Comitê Setorial; elaboração do plano de comunicação e consulta, determinação do grau de maturidade da empresa e estabelecimento do escopo, critérios e análise do cenário em que estamos inseridos; e elaboração do cronograma de realização das atividades.

Graças à viabilização pela CGE da parceria com a Escola de Governo, a Agehab também iniciou a capacitação dos colaboradores da empresa nos quatro eixos previstos pelo Compliance:  Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de Riscos. 

A reunião de aprovação dos riscos contou com a participação do consultor da Controladoria-Geral do Estado, Sueil Braga Alves Filho. Participaram pela Agehab, o presidente Lucas Fernandes, a diretora de Governança e Transparência, Kelly Morgana Afiune, o diretor Administrativo, Lindomar Menezes, o diretor de Cooperação Técnica, Lucas Gouveia, o diretor Técnico, Valderi Borges, o secretário-geral (em substituição) João Vitor Lustosa de Brito, a assessora Jaqueline Bárbara de Souza Gonçalves e os analistas técnicos Karla Rodrigues de Miranda e Marcelo Carvalho Carrijo. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.