“Não é programa de véspera de eleição, é política definitiva do governo para o povo de Goiás”, diz Caiado durante entrega de 3 mil cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social

Com iniciativa, serão destinados R$ 350 para locação de imóveis por 18 meses, prorrogáveis por mais 18, para moradores que se enquadrem nos critérios do déficit habitacional em Goiás. Previsão é de atender 30 mil famílias, simultaneamente, em todo Estado. Governador defende ação humanitária e diz que “não se governa com grandes obras e prédios, mas dando dignidade a 7,2 milhões de goianos”

O governador Ronaldo Caiado distribuiu, na manhã desta terça-feira (28/12), em solenidade no Ginásio Rio Vermelho, 3 mil cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social para os beneficiários da capital e de Aparecida de Goiânia que concluíram a entrega da documentação, tiveram os cadastros analisados e aprovados. 

“É uma manhã emocionante, algo que nos sensibiliza depois de todas as dificuldades que passamos. Como é gratificante governar olhando para pessoas que necessitam da mão estendida do Estado”, afirmou Caiado. “Um governador tem que ser humanitário. Não se governa com grandes obras e prédios, mas dando dignidade a 7,2 milhões de goianos”, destacou. 

Com a iniciativa, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), destina o valor mensal de R$ 350 para locação de imóveis por 18 meses, prorrogáveis por mais 18, para famílias que se enquadrem nos critérios do déficit habitacional. Entre os critérios dos elegíveis estão situação financeira vulnerável, ser inscrito no CadÚnico no município, ser maior de 18 anos ou emancipado e residir no município por, no mínimo, três anos. “Não é programa de véspera de eleição. É uma política definitiva do governo para o povo de Goiás”, frisou Caiado.

O sonho da casa própria já durava 20 anos para Jorlan de Almeida Pontes e Adélia Correia de Souza, mesmo tempo que têm de casados. “Esse cartão veio para ajudar e vai ser ótimo. Com o dinheiro que a gente iria gastar para pagar o aluguel, vamos poder complementar o alimento”, exemplificou o marido. Além deles, Adriely Pabline Gomes, Lidiane Pereira do Nascimento, Deborah Miranda Gonçalves, Dormervir de Paula e Terezinha de Jesus Souza participaram da entrega simbólica do cartão. A previsão é de atendimento de 30 mil famílias, simultaneamente, em todo o Estado até o final de 2022. 

O governador também ressaltou a importância de se trabalhar em parceria para êxito de ações como esta. “Estamos aqui com o prefeito Rogério Cruz e a primeira-dama Thelma [Cruz], para mostrar que as ações são no sentido de ter um governo cada vez mais humanitário, para que possamos chegar às pessoas”, salientou. 

“Parabenizo Caiado por esse programa tão importante, que traz dignidade ao ser humano”, pontuou Rogério Cruz. “Em união com o Estado, temos trabalhado incansavelmente para levar aos mais necessitados e vulneráveis, devido ainda à pandemia, melhor qualidade de vida e condições de morar, comer e viver bem com suas famílias”, acrescentou o prefeito. 

“Estamos felizes, governador, enquanto representantes do presidente [da Agehab], Pedro Sales, de conseguir realizar esse sonho que nasceu de seu coração: fazer realidade para essas pessoas humildes, carentes e lutadoras, com a entrega deste cartão que garante moradia e dignidade habitacional”, destacou a vice-presidente da Agehab, Eliane Simonini. “Nenhum governador na história fez esse programa. É um governo com os maiores programas de transferência de renda e essa é sua beleza, fazendo a diferença na vida do povo de Goiás”, destacou o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto.

Atendimento
Para atender a grande demanda pelo programa, a Agehab abriu pontos em seis unidades do Vapt Vupt da capital (Araguaia Shopping, Campinas, Mangalô – Morada do Sol, Passeio das Águas e Portal Shopping e Praça da Bíblia). Os documentos continuam sendo recebidos por tempo indeterminado nestes locais e, também, na sede da Agehab. Os interessados também podem anexar a documentação em formato PDF sem precisar sair de casa, diretamente pelo site www.agehab.go.gov.br. A lista de convocação para entrega do benefício é disponibilizada no mesmo site. 

Foram disponibilizados modelos de documentos no site da agência, para facilitar a comprovação das informações pelas famílias. Documentos como contrato de aluguel, declarações de união estável, de renda comprometida com aluguel e de renda conforme o CadÚnico estão à disposição das famílias no site da Agehab. 

Ainda estiveram presentes os secretários Henderson Rodrigues (Esporte e Lazer) e Joel Sant'Anna Braga Filho (Indústria, Comércio e Serviços); deputado estadual Jeferson Rodrigues; diretores da Agehab Priscilla Tejota (Financeiro), Vinicius Ferreira Lima (Administrativo) e Lucas Gouveia (Governança); prefeitos Kelton Pinheiro (Bonfinópolis e representante da Federação Goiana dos Municípios/FGM) e Fernando Carneiro (Niquelândia); vereador por Goiânia, Leandro Sena; secretários municipais José Firmino (Governo/interino) e Israel Braga (Executivo de Assuntos Sociais em Prioridades Estratégicas); presidente-comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Wellington Paranhos; tenente-coronel Bráulio de Souza Bessa (38 Batalhão de Polícia Militar/BPM); e assessores especiais da Governadoria, Rafael Rahif e Paulo Magalhães.

Fotos: Octacílio Queiroz

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.